Serviços PsicoEducacionais

“Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende”  

César Coll

Os Serviços PsicoEducacionais têm como objetivo: desenvolver o potencial humano de pessoas e grupos avaliando e estimulando competências emocionais, cognitivas, académicas e sociais.

Os serviços PsicoEducacionais que disponibilizamos são:

1. Consulta Psicologia Educacional

É o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos, nomeadamente o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento; a eficiência e eficácia das estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização.

O psicólogo educacional desenvolve o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o aluno/educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem.

O psicólogo educacional procura focar a sua ação não apenas nas necessidades da criança na escola como, também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto.

2. Consulta de Psicopedagogia:

A Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a Pedagogia e a Psicologia. O campo dessa mediação recebe também influências da psicanálise, da linguística, da semiótica, da neuropsicologia, da psicofisiologia, da filosofia humanista-existencial e da medicina.

A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que procura lidar com o processo de aprendizagem humano, os seus padrões normais e patológicos, considerando no seu desenvolvimento a influência do meio, familiar, escolar e social.

A intervenção psicopedagógica promove a motivação para a aprendizagem com o objetivo de reintegrar o individuo numa vivência escolar e social mais estável e eficaz.

Assenta em áreas específicas, tais como:

> Dificuldades de aprendizagem (problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático.)

> Dislexia, discalculia, disortografia, dispraxia, disgrafia

> Insucesso escolar

> Défice de competências pessoais e sociais

> Distúrbios da linguagem

> Métodos e áreas de estudo

3. Consulta de Ensino Especiall

A educação especial é uma educação estruturada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais.

O termo “educação especial” aborda tanto uma área de conhecimento quanto um campo de atuação profissional. De modo geral, a educação especial procura lidar com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação regular.

Incide no estímulo às competências deficitárias e reabilitação face às perturbações de aprendizagem com crianças e jovens com necessidades educativas especiais e pessoas portadoras de deficiência.

4. Orientação Vocacional

É um processo adequado em qualquer fase da vida. Existem, contudo, alguns momentos fundamentais:

· Final do 3º ciclo (para escolha da área no 10º ano)
· Secundário (para escolha de curso de ensino superior e área profissional)
· Reorientação num qualquer momento da vida adulta

A orientação vocacional visa promover o desenvolvimento pessoal, tendo em conta os interesses, as capacidades e aptidões, as características de personalidade e os valores da pessoa, encaminhando-a para uma maturidade vocacional.

O processo de orientação vocacional é realizado em três momentos:

1. Entrevista
2. Avaliação (realização dos testes psicológicos)
3. Devolução de relatório e exploração dos resultados

5. Ateliers de Desenvolvimento de Competências

Os ateliers de desenvolvimento de competências são dinamizados por técnicos especializados (Psicólogos, Psicopedagogos, Educadores, Professores) e tem como objetivo a sensibilização e estimulação de:

> Competências Cognitivas (tais como a leitura, escrita, raciocínio numérico, raciocínio espacial, organização da vida escolar);

> Competências Emocionais (gestão das emoções e dos afetos, adaptação ao ambiente circundante, tolerância ao stresse, resiliência);

> Competências Sociais (comunicação e relacionamento interpessoal, partilha, gestão de conflitos, influência entre pares, afirmação pessoal, comportamentos de risco);

> Competências Artísticas (expressão livre, dramatizações, artes plásticas e artes decorativas)

Os ateliers de desenvolvimento de competências assumem caráter preventivo e interventivo, são dirigidos a crianças e jovens dos 4 aos 14 anos de idade, e visam a promoção e estimulação dos recursos das crianças e jovens favorecendo um nível de desenvolvimento e de adaptação saudável. Podem funcionar com grupos de 3 a 6 crianças e jovens.

Nota: Só decorre em data a agendar com inscrição prévia dos participantes.

6. Workshops Temáticos:

Um Workshop é uma reunião de um grupo de pessoas interessados em um determinado assunto que geralmente preocupa pais, educadores e técnicos.

O Workshop procura facilitar o diálogo, a compreensão, o esclarecimento, a informação e reflexão, o aconselhamento e orientação entre os participantes sobre um conjunto de problemáticas atuais.

É destinado a pais, futuros pais, educadores e técnicos, realiza-se habitualmente em horário pós-laboral e visa a educação para a mudança positiva face a comportamentos, hábitos e rotinas no funcionamento familiar e social.

Temáticas propostas:

– Preparação Emocional para o Parto;

– Cuidados de Saúde ao Recém-Nascido;

– A Estimulação do Bebé;

– Massagem para Bebés;

– Pediatria e Primeiros Socorros Pediátricos;

– A Autonomia do Sono;

– Orientações para uma Educação Estruturante: Comportamento, Regras e Limites;

– Orientações para o Desenvolvimento da Autonomia com Responsabilidade;

– Orientações para uma Organização de Métodos de Trabalho e Estudo;

– Os Jovens e o Risco dos Consumos Tóxicos;

– Uma Preparação para a Educação Sexual;

– As Perturbações do Comportamento em Crianças e Jovens;

– Prevenção das Perturbações do Comportamento Alimentar;

– As Perturbações do Sono;

– Suporte Básico de Vida para Adultos;

… entre outros.

Nota: Valor consoante a temática e carga horária. Só decorre em data a agendar com um grupo mínimo de 6 pessoas e por inscrição prévia.

7. Supervisão para Técnicos – Psicólogos, Professores e Educadores

Com este serviço pretende-se auxiliar a prática profissional do Psicólogo ou do Professor/Educador, facilitando a construção do profissional através de:

  • Discussão de Casos, reflexão de temáticas problemáticas;
  • Aconselhamento e Orientação nas necessidades e dificuldades;
  • Apoio na Avaliação Psicológica (de crianças e adultos);
  • Apoio na Elaboração de Relatórios;
  • Supervisão de Apoio Psicológico e Psicoterapia;
  • Supervisão da Prática Pedagógica;
  • Apoio ao nível da Integração no Mercado de Trabalho.

Destinatários:

  • Estagiários na área da Psicologia e Educação
  • Recém-licenciados na área da Psicologia e Educação em geral
  • Professores, Educadores e Psicólogos

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