Ética e Valores

A ÉTICA E DEONTOLOGIA PROFISSIONAL

A ética profissional na Organização implica a existência de um comportamento moral no desenvolvimento das suas atividades e cumprimento da missão. Espera-se que os colaboradores possam corresponder, de forma socialmente responsável, ter uma conduta que sirva de orientação para tomar decisões e se orientar na sua forma de ser, pensar e agir.

O Centro de Recursos e Clínica de Saúde da Mente – Mentalmente4PSI possui a sua maior preocupação na defesa dos projetos de vida individuais e das organizações visando o bem-estar e o desenvolvimento saudável de Pessoas e Grupos. Nesse sentido assume como princípios fundamentais a qualidade dos serviços prestados e o sentido de responsabilidade social. Para tal procura participar na comunidade desenvolvendo o programa de responsabilidade social pretendendo acessibilizar mais facilmente os serviços prestados.

No cumprimento da sua missão o MentalMente4PSI propõe-se a prestar cuidados de saúde e bem-estar, e serviços de educação e formação personalizados, com responsabilidade e competência, em tempo útil. Possui uma visão dinâmica e dinamizadora da saúde e educação, com o Cliente/família participante e principal responsável pela sua saúde e educação/formação.

O MentalMente4PSI tem como valores orientadores:

  • Responsabilidade, prestando serviços de elevada qualidade, adotando uma conduta responsável, de acordo com os preceitos éticos;
  • Confidencialidade, mantendo sigilo absoluto sobre todas as informações, partilhando o necessário com as devidas autorizações;
  • Cooperação, contribuindo para a criação e manutenção de um bom ambiente de trabalho, nomeadamente através da colaboração e cooperação mutua;
  • Respeito, reconhecendo e valorizando os direitos e deveres dos clientes, famílias e colaboradores, agindo em conformidade;
  • Acessibilidade, facilitando o acesso de todos os clientes que necessitem dos serviços especializados, cumprindo programa de responsabilidade social;
  • Transparência, promovendo uma comunicação eficaz com clientes, colaboradores e parceiros;
  • Inovação, atuando numa lógica dinâmica e atual renovando modelos de intervenção e paradigmas;
  • Eficácia, atendendo às necessidades e expetativas otimizar a obtenção de resultados concretos e mensuráveis;
  • Compromisso, atuando numa lógica de parceria e co-responsabilidade com as entidades parceiras.

Todos os Colaboradores devem pautar a sua conduta pelos seguintes princípios:

> Agir com equidade

> Promover as prestações de saúde com respeito pelos valores da pessoa;

> Defender a saúde, a melhoria da qualidade de vida e prevenção da doença, e com garantia de segurança, qualidade e eficácia;

> Garantir a confidencialidade da informação;

> Estabelecer um ambiente e organização que previna os erros e promova a excelência, a sustentabilidade, o cumprimento da lei e a responsabilidade;

> Respeitar a liberdade de escolha dos clientes;

> Agir com competência e celeridade adequada a cada caso;

> Garantir a privacidade no atendimento de cada cliente e respeito pela confidencialidade clínica;

> Promover a efetividade nas prestações de saúde, disponibilizando-as a todos os que deles possam beneficiar, de acordo com os conhecimentos científicos e experiência documentada;

> Garantir um ambiente seguro, saudável e livre de riscos;

> Respeitar a autonomia dos profissionais de saúde, promovendo a responsabilidade e produtividade;

> Respeito estrito dos deveres de lealdade, zelo, diligência e isenção;

> Assegurar uma comunicação verdadeira, baseada em informação fidedigna, livre de qualquer intenção negativa, promovendo uma cultura de abertura, de aprendizagem e difusão do conhecimento;

> Tomar todas as medidas para assegurar um ambiente de trabalho pautado por:

  • Atitudes e comportamentos éticos, de honestidade, justiça e humanidade de tratamento;
  • Partilha de informação, desenvolvimento integral de todas as pessoas, promoção da autonomia e responsabilidade de todos os profissionais, cooperação e entreajuda com vista à melhoria e resultados do MentalMente;
  • Cumprimento da legislação de trabalho e das demais normas que o regulam.

Direitos e Deveres dos Clientes:

Constituem direitos dos Clientes:

  • Beneficiar das atividades e serviços prestados pela Organização mediante o pagamento dos honorários respetivos;
  • Ver respeitada a sua identidade pessoal, intimidade e privacidade;
  • Expressar livremente as suas convicções religiosas, políticas e culturais;
  • Apresentar sugestões ou críticas/reclamações relativas ao funcionamento;
  • Participar, de acordo com as suas capacidades, na concretização de atividades do MentalMente;
  • Participar na elaboração, avaliação e revisão do Plano Terapêutico/Plano Pedagógico e/ou Formativo sempre que este ocorra.

Constituem deveres dos Clientes:

  • Respeitar os horários estabelecidos internamente;
  • Seguir as orientações de todos os técnicos;
  • Preservar as instalações ou objetos que sejam de utilização coletiva ou pessoal;
  • Abster-se por completo do consumo de substâncias psicoativas (álcool incluído);
  • Informar de todos assuntos pertinentes no que respeita à sua saúde e no que concerne a riscos suscetíveis para outros;
  • Pagar atempadamente os honorários/mensalidades;
  • Preservar a integridade comunitária e zelar pelo bom nome da instituição;
  • Respeitar os demais Clientes e colaboradores;
  • Cumprir o Regulamento Interno nas cláusulas que a eles diga respeito

Política de Qualidade:

O MentalMente4PSI considera necessário transmitir aos Clientes a confiança de possuir a organização e capacidade técnica capazes de favorecer de forma consistente e sistemática o nível de qualidade exigido para satisfazer as necessidades e expetativas dos seus clientes.

O MentalMente4PSI tem em consideração os seus colaboradores reconhecendo-os como razão para o sucesso da Organização, promovendo o reforço de competências através da supervisão multidisciplinar, formação e meios para desempenharem adequadamente as suas funções e cumprir a missão da Organização.

O MentalMente4PSI atua numa visão dinâmica das intervenções, procura otimizar sistematicamente os seus processos, recorrendo ao correto planeamento e à utilização dos seus recursos técnicos e humanos, com vista à melhoria contínua dos serviços que disponibiliza.

“Existindo para Servir, Motivamos para a Mudança Positiva”

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