Regresso às aulas

Numa altura em que as férias terminam e regressam as rotinas surgem naturais preocupações e anseios de alunos, pais e professores. Deixamos algumas dicas para diminuir a ansiedade no regresso às aulas procurando também favorecer-se hábitos saudáveis para um crescimento e autonomia responsáveis:
 
Facilite hábitos de sono adequados, sendo que uma criança deve dormir 12 horas de sono por noite, um jovem e adulto deve dormir 8 a 10 horas por noite, de modo a evitar cansaço acumulado, dificuldades de concentração e afectação no rendimento escolar;
 
Promova uma hidratação adequada enquadrada com uma alimentação saudável, equilibrada, completa e variada sendo certo que permitem uma melhoria das capacidades cognitivas;
 
Seja entusiasta e revele confiança explicando aos filhos a nova rotina diária facilitando a transição das férias para a nova época escolar. No caso de se tratar de uma nova escola acompanhe a criança para visitar os principais locais e as pessoas de referência, professores, auxiliares;
 
Com crianças mais inseguras seja compreensivo mas evite o prolongamento das despedidas, seja confiante e altere algumas rotinas de quem vai levar à escola;
 
Organizar um espaço de estudo é muito importante para o sucesso escolar. Deve dispor de condições adequadas de iluminação, ventilação e temperatura, livre de ruído ou outros estímulos distractores como rádio, tv ou telemóvel;
 
Incentive hábitos e métodos de estudo regulares, programando um horário de estudo, a arrumação e conservação do material necessário, a realização periódica de resumos, esquemas, exercícios, revisão de matérias mais complexas, calendário de provas, entre outros;
 
Mantenha actividades em família ao fim de semana como actividades de lazer ao ar livre, actividades sociais e culturais, passeios, jogos, entre outros;
 
Mantenha um estímulo diário para conversar sobre os assuntos do quotidiano à refeição e uma dinâmica em família após o jantar através da realização de um jogo divertido, de cartas ou tabuleiro que estimule a destreza, as emoções e o raciocínio;
 
Estimule o interesse pela prática de uma actividade física organizada e a integração em actividades pró-sociais. Aproveite as ofertas disponíveis nos clubes escolares;
 
Interesse-se pelos assuntos escolares, participe nas reuniões, mantenha uma boa comunicação com a escola e acompanhe o educando nas tarefas escolares sempre que possível, promovendo a autonomia e facilitando o bom exemplo;
 
Escute a criança e o jovem nas suas angústias, preocupações e problemas, estimulando o enfrentamento das dificuldades oferecendo compreensão, conforto e segurança. Mantenha uma comunicação encorajante face às dificuldades e elogiante nos sucessos;
 
Promova a participação em rotinas diárias favorecendo a responsabilidade pessoal, tais como preparar a mochila e o vestuário na véspera, acordar com despertador, fazer a cama, preparar o seu pequeno-almoço, arrumar o quarto, realizar a higiene, colocar e retirar a louça nas refeições, entre outras;
 
Esteja atento aos hábitos sedentários, desadequados ou excessivos na utilização das tecnologias, colocando limites firmes e consistentes;
 
Promova hábitos de leitura regulares estimulando o interesse pelo “leitura de mesa de cabeceira”;
 
Entenda que a ansiedade na transição das rotinas pode ser normal sempre que surge a necessidade de adaptação a situações novas. Pode observar algumas queixas de dores de cabeça, dores de estomago, indisposições, resistências ou mesmo recusa em ir para a escola. Oferecer compreensão, empatia e reforço positivo facilita a superação da ansiedade face ao desafio.
 
Deve procurar ajuda especializada sempre que se verifiquem dificuldades persistentes e alterações de comportamento, irritabilidade, agressividade, agitação/inquietude, apatia, ansiedade, tristeza, queixas somáticas, isolamento, alterações do sono, do apetite, do interesse, da actividade e da concentração.
 
O MentalMente4PSI, em Almeirim, é uma clínica médica especializada na saúde da mente, nomeadamente na avaliação, tratamento e prevenção dos problemas e perturbações mentais, tais como problemas de desenvolvimento, da comunicação, depressões, ansiedade, fobias, obsessões, distúrbios da adaptação, distúrbios do humor, da energia, dos impulsos e da personalidade, distúrbios psicóticos, problemas de comportamento, problemas cognitivos, do pensamento e da aprendizagem, bem como problemas de socialização que afectam crianças, jovens e adultos.
 
Contamos com as seguintes especialidades: Psiquiatria da Infância e da Adolescência (Dra. Rita Rapazote, Dra. Andreia Araújo); Psiquiatria de Adultos (Dr. João da Cruz Santos); Psicologia Clínica/Psicoterapia (Dra. Alexandra Lima, Dr. Nuno Moura, Dra. Rita Branco); Neuropsicologia (Dra. Fátima Gameiro); Terapia da Fala (Dra. Marta Marques); Psicomotricidade/TSEER (Dra. Rita Filipe); Terapia Ocupacional (Dra. Vanessa Franco).
 
A Clínica fica na rua Marechal Gomes da Costa, Nº. 5 R/C, 2080-155 Almeirim e pode ser contactada através dos telefones 916914141; 243509525 ou por email: geral@mentalmente.pt
 
A equipa do MentalMente4PSI deseja aos alunos, famílias e comunidade escolar um fantástico regresso às aulas!
Regresso às aulas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.